segunda-feira, 4 de agosto de 2008

1898-SAUDADE DA BONECA DE PAPELÃO-Soneto ENEASSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª , 6ª e 9ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1898-SAUDADE DA BONECA DE PAPELÃO-Soneto ENEASSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª , 6ª e 9ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

De tanto ver lavar a sobrinha (A)
pequenininha em grande bacia, (B)
quis imitar o banho da Mirinha, (A)
que a mão batia n´água e sorria. (B)

A Vovó Ana, então, na carinha, (A)
passava a mão, sabão...sorria, (B)
achava em tudo uma gracinha... (A)
toalha, fralda e logo trazia (B)

minha boneca para tomar (C)
banho também, porém, no verão, (D)
outro boneco, eu quis ganhar ... (C)

bem leve e grande...mas desmanchou (E)
porque era feito com papelão (D)
pus-me a chorar, meu sonho acabou! (E)
-
Belo Horizonte, 28 de julho, segunda-feira, 2008.
---***---

VOCÊ SABIA?

1-O Poeta Manuel Bandeira escreveu lindos versos de nove sílabas, chamados eneassílabos:
No poema Desencanto, valoriza os sons da 4ª e da 9ª sílabas:
[...]
Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.

2-Em “Morte e Vida Severina” o autor João Cabral de Melo Neto, o retirante Severino deixa o sertão pernambucano em busca do litoral, na esperança de uma vida melhor.Quando os trabalhadores levam o morto ao cemitério, um trabalhador da lavoura, Severino-observador ouve o que dizem os amigos do finado. Uma raiva até então, contida vai crescendo, acompanhada do ritmo da poesia que salta em versos de redondilhas menores até VERSOS ENEASSÍLABOS, sofrendo cortes rápidos, o que dá a impressão de tumulto.

Nenhum comentário: