segunda-feira, 4 de agosto de 2008

1901-SAUDADES DO CORAÇÃO ACELERADO- Soneto DECASSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª ; 6ª, 8ª e 10ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1901-SAUDADES DO CORAÇÃO ACELERADO- Soneto DECASSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª ; 6ª, 8ª e 10ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

O tic-tac bate firme, alegre, forte! (A)
Quando tem pilhas novas é pontual. (B)
Um novo amor também só marca o norte:(A)
Bússola certa une par legal. (B)

Mas o ciúme, chega, faz o corte: (A)
Tic(...)tic(...)tic(...)bate sem o tac! Casal (B)
desfaz os laços; chora ao ver a morte (A)
que traz a outra vida em dor fatal. (B)

TIC-TIC quer rir, mas TAC não deixa mais! (A)
Tenta fugir... saudade vem primeiro! (D)
Lágrimas correm, mostram dor demais (C)

TIC fica triste! Tempo é maior! (E)
Pulsação fraca quebra o mau ponteiro (D)
Coração dá sinal em Dó menor. (E)
-
Belo Horizonte, 29 de julho, terça-feira, 2008.
---***---
VOCÊ SABIA?

1-Chamado de SONETO ITALIANO ou heróico/sáfico ou ainda DECASSÍLABO é o mais belo da Língua Portuguesa.

2- Em muitas pesquisas de Literatura e de Versificação, lê-se que o soneto é de invenção italiana... Mas o que parece estar hoje, positivamente, averiguado é que essa forma poética foi criada na Europa por Girard de Bournenil, trovador (troubadour) francês (de Limoges) do século XIII, morto em 1278. O soneto passou à Itália, e dalí voltou para a França no século XVI.

3-Todas as literaturas da Europa têm cultivado o SONETO. Na França, ele foi especialmente praticado por J. du Bellay, Desportes, Voiture, Benserade, Malleville, Desbarreaux, Scarron, Théophile Gautier, Sainte-Beuve, Sully-Pruddhome, Soulary, Banville, Heredia, etc.

4-Na Itália, Petrarca escreveu mais de trezentos sonetos admiráveis, e por todos os poetas que lhe sucederam; na Espanha e em Portugal, por Garcilaso de La Vega, Quevedo, Santa Thereza de Jesus, Cervantes, Sá de Miranda, Camões (mais de quinhentos sonetos encantadores), Rodrigues Lobo, etc.

5-No Brasil, o SONETO sempre encontrou poetas que o estimassem e servissem. Desde o seu início até hoje, a nossa literatura poética usou e abusou dessa forma. O parnasianismo brasileiro deu aos sonetos de uma perfeição admirável.

6-O escritor/POETA BRUNO TOLENTINO foi o maior poeta da Língua Portuguesa desde Camões, sem dúvida, sem dúvida; escreveu o livro: A IMITAÇÃO DO AMANHECER com 539 sonetos clássicos, alexandrinos, raríssimos, todos encadeados, de forma romanceada.
-
7-DECASSÍLABO - Apresenta 4 cadências fundamentais:

A) HERÓICO - Cadência interna forte na sexta sílaba:
E-as minhas mãos o golpe duro-e presto

B) SÁFICOS - Cadência interna forte nas sílabas 4 e 8:
Meu coração tem um sereno jeito

C) GAITA GALEGA - Acentuação interna forte nas sílabas 3 ou 4 e 7:
Mais que depressa-a mão cega-executa

D) ARTE MAIOR - Embora tal nome sirva também para caracterizar os versos que tenham mais de 7 sílabas, já que os com menos de 7 são conhecidos por Arte Menor, tais decassílabos devem possuir cadência interna 2-5-8.
Existem dúvidas quanto à permissão de cadenciá-lo opcionalmente na sétima sílaba, ao invés da oitava. Algumas correntes poéticas aceitam a tal opção, visto que o equilíbrio métrico não seria quebrado, pois teríamos, nos pés, as seqüencias: jambo-anapesto-anapesto-jambo; ou, jambo-anapesto-jambo-anapesto.
Correntes mais tradicionalistas, responsáveis pela reabilitação desses decassílabos, na época em desuso há muito, não admitiam tal alteração na cadência interna, dizendo que a reabilitação da mesma só fora possível pela força que os Hendecassílabos, a serem vistos a seguir, lhes forneciam, por estarem em moda na época. Deixando de lado essa porfia entre Simbolistas e Modernistas, vamos ao exemplo:
Que dá mais que Mária sem vergonha
-

Belo Horizonte, terça-feira, 29 de julho de 2008.

---***---

Nenhum comentário: