domingo, 3 de agosto de 2008

SAUDADE em seis acrósticos com “Versos trovadores heptassílabos”

SAUDADE em seis acrósticos com “Versos trovadores heptassílabos”

Acrósticos filosóficos: Nº 1862
Por Sílvia Araújo Motta

01-SAUDADE

S-Saudade é pranto invisível:
A-Ao visitar a consciência,
U-Uma dor insuportável
D-Deixa amarga experiência!
A-Ausência do ser amado
D-Deseja a marca palpável
E-E um calor humano ao lado.
-

02 : SAUDADE

S-Saudade tenho da dor
A-Ao perfume de costume...
U-Uma brisa a sussurrar
D-Deixando o frio da dor,
A-Hoje faz a flor murchar,
D-Decepcionada, sem cor
E-E que já não é molhada.
-
03 : SAUDADE

S-Saudade, peço-te agora,
A-Ajoelhada a chora:
U-Última vez:-Vai-te embora,
D-Deste meu peito cansado.
A-Afaste o fado a cantar...
D-Deixe-o com frio, lá fora
E-E o destino realizado.
-
0 4: SAUDADE

S-Saudade é gota caída
A-A provocar meu lamento.
U-Uma lágrima sentida
D-Deseja em meu pensamento
A-Afogar mágoas no pranto...
D-De tanto sofrer na vida
E-Eu sinto meu passo lento.
-
05 : SAUDADE

S-Saudade, como esquecer,
A-Aquele lençol de linho...
U-Uma noite de prazer,
D-De carícias e carinho?
A-A flor da dor fez nascer
D-Despedida em meu caminho
E-E perfuma meu viver.
-
06 : SAUDADE

S-Saudade, não sei porquê
A-As lágrimas já não param
U-Um minuto de nascer
D-Dos olhos rasos que entornam
A-Até chegarem em meus lábios!
D-Desejaria adoçá-las...
E-Estão salgadas, demais!

07: SAUDADE

S-Saudade é aquele fantasma
A-A assombrar-me a cada dia...
U-Um rondante, bem atuante,
D-Depositante perfeito
A-Ao cobrar juros...da ausência
D-Desfaz meu sonho do peito
E-E traz o pranto ao meu leito.
-
0 8: SAUDADE

S-Saudade esteve em meu peito!
A-Agora, fiz sua mala!
U-Uma mudança de leito
D-Destinou-se a chamá-la...
A-Até a dor foi embora!
D-Do samba desafinado
E-Eu fiz meu Hino ao Amor.
-
09: SAUDADE

S-Surpresa! Mandei-te embora,
A-Arrependida fiquei...
U-Uma descoberta agora,
D-Diz-me sobre o quanto errei:
A-A nossa felicidade
D-De minhas mãos eu soltei...
E-Enviaste-me a Saudade.
-

10 : SAUDADE

S-Saudade, acabo de crer:
A-“Ausência não pode ter
U-Um tempo longo demais...
D-Dor cansa-se ao perceber
A-A troca sempre possível...
D-Descobre a simples verdade
E-E despede do impossível.
-
Belo Horizonte, 13 de julho de 2008.

http://recantodasletras.uol.com.br/acrosticos/1078725

---***---

Nenhum comentário: