domingo, 7 de setembro de 2008

1920-TROVAS de CAMÕES, D. PEDRO II, FERNANDO PESSOA e outros- (Parte 9)

1920-TROVAS de CAMÕES,
D. PEDRO II, FERNANDO PESSOA e outros- (Parte 9)
Entrevistada: Sílvia Araújo Motta

JCultural:O Gênio da Língua Portuguesa, autor dos Lusíadas, épico de 1.102 estrofes de 8.816 versos decassílabos, escreveu TROVAS?

No século XVI, Luís Vaz de Camões (1524-1580) escreveu assim:

“Ferro, fogo, frio e calma,
todos em vós o acabarão
mas nunca vos tirarão
a alma minha da minh´alma.”
(Camões)

“Neste monte a montear,
achei-me tão enleado,
que donde cuidei caçar,
eu mesmo fiquei caçado.”
(Camões)

JCultural: Você conhece a TROVA
Feita por D. Pedro II, no dia 2
de outubro de 1888, à Princesa
Thereza de Baviera que viu o
sol à meia-noite no cabo
norte da Noruega?

Sim.Esta Trova é famosa entre
os Trovadores:

“Sol qu´espia à meia-noite
não achaste extravagante?
Mais bello, e sisudo, foi-te
o meu, há horas, brilhante.”


J Cultural:
Qual é a TROVA do século XIII, escrita em português arcaico e de autoria do poeta da corte de Dom Diniz, João de Lobeira?

Sílvia Araújo Motta responde:

Original
Leonoreta fin roseta
bela sobre toda fror
Leonoreta nom me meta
em tal coita vosso amor.

Tradução:
Leonorzinha, fina rosinha
bela acima de qualquer flor
Leonorzinha, não me ponha
em tal tristeza vosso amor.

JCultural:
No séc. XVII, já com uma literatura brasileira mais expressiva, surgem nossos primeiros livros, impressos em Portugal, um deles, o “Compêndio Narrativo do Peregrino da América” do autor Nuno Marques Pereira (1652-1734?), em que as trovas estão presentes. Você conhece alguma dessas trovas?

Sílvia Araújo Motta, responde:

“Sem conta, peso ou medida,
vivo no mundo, de sorte
que não sei, chegando a morte,
que conta darei da vida.”

JCultural:Você pode citar uma trova de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), o célebre autor de Marília de Dirceu?

Não sei, Marília, que tenho,
depois que vi o teu rosto,
pois quando não é Marília
já não posso ver com gosto.


JCultural:
O poeta português Fernando Pessoa,
escreveu TROVAS?

Sim, o pré-modernista escreveu um livro muito conhecido: “QUADRAS AO GOSTO POPULAR” com 325 quadras, com 1300 versos, escritas a partir do ano de 1907.

“Teu xaile de seda pura
é posto de tal feição,
que se alegre dependura
dentro do meu coração.”

“Tu és Maria da Graça,
mas a que graça é que vem
ser essa graça a desgraça
de quem a graça não tem?”

“Todos os dias que passam
sem passares por aqui
são dias que me desgraçam
por me privarem de ti.”

------------------------------------

JCultural:Qual a importância do
Trovador A.C. de Oliveira?

ANTÔNIO CORREIA DE OLIVEIRA, pela qualidade de sua obra e pela edição dos dois primeiros livros de Trovas na Língua Portuguesa, é considerado um dos primeiros grandes Trovadores Literários, ou seja, Trovador que organizou e publicou suas Trovas. É de sua autoria esta Trova publicada em 1900:

“Sino, coração da aldeia,
coração, sino da gente.
Um a sentir quando bate,
outro a bater quando sente.”
------------------------------------

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1481
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
http://clubedalinguaport.blogspot.com/

---***---

Nenhum comentário: