domingo, 7 de setembro de 2008

1931-(H) ESCUDO, EMBLEMA E BANDEIRA OFICIAL DA ACADEMIA MINEIRA DE TROVAS –(Parte 20-H)-

1931-(H) ESCUDO, EMBLEMA E BANDEIRA OFICIAL DA ACADEMIA MINEIRA DE TROVAS –(Parte 20-H)-Entrevistada: Sílvia Araújo Motta(Coordenadora dos Eventos de Posse)

Estatutos da Academia Mineira de Trovas

Cap. VII-DOS SÍMBOLOS:
BANDEIRA, ESCUDO E EMBLEMA

Art. 18:
Os Símbolos da Academia Mineira de Trovas são:
a) Bandeira b) Escudo c) Emblema

A) BANDEIRA:

A Bandeira tem a forma de retângulo dividido ao meio, horizontalmente, pelas cores: Vermelho do Amor e União, na parte superior e Verde da Esperança, na parte inferior.

Ao centro, um triângulo isósceles, em cor branca, simbolizando a Paz, com a INSCRIÇÃO em Latim, na parte externa: “PAUCIS IN VERSIBUS INGENTES IDEAE”, em letras de cor preta, que significam: GRANDES IDÉIAS EM PEQUENOS VERSOS.

Dentro do triângulo, há um contorno do MAPA do Estado de Minas Gerais, em cor amarela, com os três símbolos sublinhados com quatro riscos negros (traços da pauta musical, quatro versos cantantes):

1) BOTÃO DE ROSA VERMELHA
2) COROA DE RAINHA
3) CRUZ DE CRISTO

1) Botão de ROSA vermelha, como símbolo da TROVA, foi sugerido pelo Acadêmico Dr. João Maciel de Oliveira, de acordo com o registro da 3ª ATA da AMT. Datada de 28/set/1961. Hoje, o pequeno botão de rosa é o Símbolo Nacional dos Trovadores.

2)A COROA homenageia a Rainha da Academia Mineira de Trovas: Nossa Senhora da Cabeça, para evocação da inteligência e inspiração dos Acadêmicos Trovadores.

3) A CRUZ representa a FÉ e a REDENÇÃO.

No FLORÃO (faixa do mastro da Bandeira) em amarelo ouro, está escrito, em negro, com letras maiúsculas:
“ACADEMIA MINEIRA DE TROVAS.Fundada em 03-08-1961.”

Notas:
1-A inscrição em latim foi criada pela Presidente Dra. Ana Ataíde Ferreira da Silva , em 1961.

2-A Bandeira da AMT foi criada e produzida pela Acadêmica -Trovadora Sílvia de Lourdes Araújo Motta, em 10 de novembro de 1998.

3-A Bandeira, em tecido, foi doada pelo Acadêmico Trovador José Caram Elias Jaude.

B) ESCUDO:

O Escudo tem a forma de um triângulo isósceles, em cor branca, com a INSCRIÇÃO em Latim, “PAUCIS IN VERSIBUS INGENTES IDEAE” , em letras de cor preta, que significam: “GRANDES IDÉIAS EM PEQUENOS VERSOS; ao centro, um botão de rosa vermelha, tendo, na parte superior, a sigla A . M. T. e, na parte inferior, a data de sua fundação: 03-08-61.

C) EMBLEMA

O Emblema de lapela tem a forma circular, com um botão de rosa vermelha no centro, encimado pela sigla “A.M.T.” e, na parte inferior, a data de sua fundação: “03-08-61”.

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
http://clubedalinguaport.blogspot.com/
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1481

---***---

-------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: