domingo, 7 de setembro de 2008

1940-Segunda Parte:TROVAS DE SÍLVIA ARAÚJO MOTTA:UBT/BH/MG/BRASIL(Nº 41 a 80) - (Parte 29)

1940-Segunda Parte:TROVAS DE SÍLVIA ARAÚJO MOTTA:UBT/BH/MG/BRASIL(Nº 41 a 80) - (Parte 29) Entrevistada: Sílvia Araújo Motta

40-Minha MÃE sempre dizia
desde a minha tenra idade:
Se quiser ter alegria
cultiva amor e amizade.

41-PAI, recordo teus conselhos
de quando era pequenina.
Sentada nos teus joelhos...
Belos tempos de menina.

42-Já perdida a HORA marcada,
as desculpas vim pedir...
mas para ser perdoada,
dou carinhos sem medir.

43-Findo o amor ou amizade,
resta a cruel incerteza
no coração: a saudade
é SOLIDÃO...Que tristeza!

44-NILO BORGES tem beleza
no físico e espiritual:
-Gramático, com certeza,
da Língua de Portugal.

45-Meu AMIGO de verdade
sei bem por que foste embora!
Deixaste em mim a saudade
recordo-te a toda hora.

46-Teus pezinhos...Que saudade!
Quando estavam em GESTAÇÃO
davam em mim na verdade,
muitos toques de emoção.

47-Curral Del Rey da memória,
no álbum de BELO HORIZONTE,
é retrato de uma história
revelada sobre um monte.

48-Hoje imploro teus abraços
com palavras de carinho:
-VOLTA para atar os laços
que puseste em meu caminho.

49-DAMASCENO é jornalista
e o novo Árcade Mineiro,
do “Hoje em Dia” é colunista
profissional, por inteiro.

50-JESUS, Sois minha Esperança,
minha Luz e meu encanto...
Desde os tempos de criança,
Vós sabeis secar meu pranto.

51-Com gesto muito galante,
tu beijaste minha MÃO.
nem sabes...naquele instante,
beijavas meu coração.

52-Hoje eu me senti Rainha
“perto de ti, meu SENHOR”,
pois ganhei na raspadinha,
teu olhar cheio de amor.

53-Sem o livro deve-haver,
porque não sou CONTADOR,
resgate nem quero ter
das contas do nosso amor.

54-Como ocultar esta CHAMA?!...
Sinto o meu rosto corar.
Já tentei em minha cama
o teu corpo decorar.

55-Dá-me um SORRISO emprestado
cheio de amor e esperança,
tenho o coração cansado,
que a alegria não alcança.

56-Muitas TROVAS, companheiro
são como os astros sem fim,
nascem do universo inteiro
e brilham dentro de mim.

57-Ó SENHORA APARECIDA,
que é de origem brasileira!
Abençõe a minha vida,
proteja a Nação inteira!

58-Na tristeza nada faço,
só choro...e ao me sentir só,
com desânimo e CANSAÇO,
pareço um laço sem nó.

59-Escrevo para que eu possa
desabafar a TRISTEZA.
Se falar, fico na “fossa”
e vou chorar, com certeza.

60-Nesta festa de alegria,
só fotografo AMIZADE.
Na máquina da poesia,
revelo a sinceridade.

61-PAPAI NOEL, vem trazer
para nós felicidade...
Há muito tempo o prazer
fugiu, deixando a saudade.

62-Predestinado à agonia,
BEETHOVEN ensurdeceu
mas a “Quinta Sinfonia”
triste destino venceu.

63-Onde está teu JURAMENTO
de sangue, que pude ver?
Arrependida, lamento,
porque te dei o meu ser?

64-Nesta força da MULHER:
sorriso, fé , fortaleza,
ela tem tudo o que quer,
paz, saúde, amor, beleza.

65-No ANIVERSÁRIO, que importa,
meio século de vida ?
Já fechei a minha porta
para a triste despedida.

66-Tento viver no tropeço
de ERROS que se tornam prantos.
Sozinha, quase enlouqueço,
caio, sofro e me levanto.

67-Onde estará meu querido,
nesta noite de SÃO JOÃO?
Embora tenha partido
deixou-me ainda a ilusão.

68-Entreguei tudo e não nego
para a PAIXÃO desmedida...
Meu grande amor ficou “cego”...
fiquei sem nada na vida.

69-Ver-te, não é mais tormento
que outrora foi emoção,
teu DESPREZO não lamento:
operei meu coração.

70-Tua VOLTA custou tanto!
Não me cansei de esperar.
A sorte secou meu pranto,
pude o amor recuperar.

71-PAPÉIS velhos eu guardei...
tantos com tua lembrança,
mas agora eu os rasguei
em consciente vingança.

72-Toda MÃE tem seu valor
quando morre e, ao renascer,
só na paz recebe o Amor
dos filhos que fez nascer.

73-A MORTE traz recomeço!
Se as folhas caem no outono,
no entardecer, envelheço,
em busca de paz, no sono.

74-Cantiga de MÃE ressoa,
embalando a vida inteira,
criança ou qualquer pessoa,
à escuta, sobremaneira.

75-Já perdi toda a ESPERANÇA
de ser tua sedução.
És um sol que não alcança
raios do meu coração.

76-É com forte vibração,
que rezo a ORAÇÃO ELISTA,
em busca de paz e ação
para a corrente humanista.

77-Vida de MÃE é roseira
de flores e de carinhos,
mas perdoa, prazenteira
a perfumar seus espinhos.

78-Foi grande o susto, é verdade!
Justo no “sim” da noivinha,
a BARATA, sem maldade
foi às pernas da madrinha.

79-Compare a TROVA perfeita
à musica nacional;
quando é bem cantada e aceita,
torna-se internacional.

80-Num “flash” meu coração
fotografou minha vida,
e revelou meu PERDÃO
na esperança, sem medida.
-
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
http://clubedalinguaport.blogspot.com/
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1481

---***---

Nenhum comentário: