segunda-feira, 8 de setembro de 2008

1944- (A)PRIMEIROS MAGNÍFICOS TROVADORES de Nova Friburgo/RJ/Brasil-(Parte 33-A)

1944- (A)PRIMEIROS MAGNÍFICOS TROVADORES de Nova
Friburgo/RJ/Brasil-(Parte 33-A) Entrevistada: Sílvia Araújo Motta
http://recantodasletras.uol.com.br/trovas/1137476

JCultura:Quem são os Magníficos Trovadores?

1-Magníficos Trovadores
dos Grandes JOGOS FLORAIS...
NOVA FRIBURGO, em louvores
sempre julga os IMORTAIS.

2-Doutor Amâncio Azevedo,
Prefeito Municipal,
na Cidade, sem segredo,
deu apoio essencial.

3-Rodolfo Abbud buscou
apoiar os TROVADORES,
nas Festas colaborou
reconhecendo valores.

4-Mil novecentos-sessenta,
com toda “Cidade em festa”
o amor pela TROVA aumenta
e divulgá-la é o que resta...

5-Poeta em “Berço da Trova”
Magnífico Trovador,
o seu VALOR se comprova
no TROFÉU que brinda amor.

6-Luiz Otávio Trovador
e Jota Gê de Araújo
plantaram na Trova Amor
e o gosto de ser “marujo.”

7-Eles foram “marinheiros”
ao atravessaram mares
abasteceram celeiros
das TROVAS e seus cantares.

8-Nas líricas/filosóficas,
Dos dez primeiros lugares,
Só tornarão MAGNÍFICAS,
TROVAS de brilho antares.

9-Em cinco mil Trovadores
que o Brasil já registrou,
só trinta e quatro “doutores”
Nova Friburgo laureou.

10-Em Belo Horizonte, apenas,
Lucy Sother foiMagnífica,
faleceu, deixando apenas...
na imortalidade, fica!

11-Os primeiros vencedores:
Colbert Rangel Coelho
e A. Murad, Trovadores,
deram exemplo e conselho.

12-Primeiro tema, em verdade,
em sessenta, foi AMOR,
sessenta e um, foi SAUDADE,
CIÚME, foi ao louvor.(1962)

13-Os primeiros vencedores
daqueles JOGOS FLORAIS,
MAGNÍFICOS TROVADORES,
lá se tornaram IMORTAIS.

--------------------------------------------------

PRIMEIROS MAGNÍFICOS TROVADORES:

1-Em 1960, ANIS MURAD,
obteve o 2º lugar:

Eu amo a vida, querida,
com todo o mal que ela tem!
Só pelo bem - que há na vida,
de se poder querer bem.

2-Em 1961, o TROVADOR ANIS MURAD,
obteve o 1º. lugar:

Maria, só por maldade,
deixou-me a casa vazia...
Dentro da casa: saudade!
E na saudade: Maria!

3-Em 1962, ANIS MURAD,
completou a votação,
com o 4º lugar.

Guarda este pranto, sê forte,
foi pra morrer que nasci.
Ou tens ciúme da morte
que quer levar-me de ti?

1-Em 1960, o TROVADOR
COLBERT RANGEL,
ficou em 3º. lugar com a trova,
do tema "amor":

Eu sigo na minha rota,
vencido, cheio de dor.
Causaram minha derrota
minhas vitórias no amor.

2-Em 1961, COLBERT RANGEL,
obteve o 4º lugar:

A todo mundo insinuas
que não mando no que é teu,
mas tenho saudades tuas
e o dono delas sou eu.

3-Em 1962, COLBERT RANGEL,
obteve o 7º. Lugar
e recebeu a honraria do título:

A vida, às vezes, resume
contrastes deste teor:
só se morre de ciúme
quando se vive de amor.

COLBERT RANGEL COELHO
E ANIS MURAD.inauguraram
a Galeria de "Magníficos Trovadores"
de Nova Friburgo/Rio de Janeiro.

--------------------------------------

Nenhum comentário: