domingo, 3 de agosto de 2008

1897-SAUDADES DAS PRIMEIRAS SEXTAS-FEIRAS CRISTÃS em BELO VALE.-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 3ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABA

1897-SAUDADES DAS PRIMEIRAS SEXTAS-FEIRAS CRISTÃS em BELO VALE.-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 3ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Que saudade do incenso...orar (A)
com bom senso, saber pedir, (B)
a Jesus Cristo, ao cantar (A)
“Coração Santo” dor remir! (B)

No sacrário, meu Deus louvar (A)
“Corpo e Sangue” poder sentir... (B)
Acreditar na hóstia... Altar! (A)
Luz acesa faz dor partir. (B)

Ofertório ao Senhor da vida! (C)
Consagração da paz, quer ação, (D)
a oração dá poder, saída. (C)

Na sexta-feira cada irmão (D)
na comunhão colhia amor... (E)
no coração guardei lição. (D)
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Belo Horizonte, 28 de julho, segunda-feira, 2008.

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1896-SAUDADE DO PASSADO DIGERIDO-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 3ª; 6ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1896-SAUDADE DO PASSADO DIGERIDO-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 3ª; 6ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Se a saudade chegar, explica (A)
sua dor, faça versos, canta, (B)
justifica o sofrer, indica (A)
rima é remédio bom, levanta (B)

triste astral; pára, pensa, fica(A)
firme e se chora rega a planta, (B)
multiplica amor...dou-lhe dica:(A)
faça trovas, sonetos...Tanta (B)

gente reclama e escreve (C)
seu viver, na verdade, conta (D)
a receita da clara em neve... (C)

sonrisal, poesia, água pura, (E)
melhoral... Alegria apronta: (D)
-Digestão do passado cura. (E)
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Belo Horizonte, domingo, 27 de julho de 2008.
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1895-SAUDADE DA PALAVRA QUE BRILHA COMO O SOL-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,CDC.

1895-SAUDADE DA PALAVRA QUE BRILHA COMO O SOL-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,CDC.

Por Sílvia Araújo Motta

Sua palavra deve ser (A)
tal qual o sol que brilha forte,(B)
bem transparente, quente ao ler: (C)
e verdadeira luz, sem corte. (B)

É natural manter no lar, (A)
paz,compreensão, perdão e sorte, (B)
mas é preciso ouvir...calar... (A)
testemunhar sem ver a morte. (B)

Na sua voz ouvi falar (C)
que me queria muito além (D)
das estrelas, do céu, do mar... (C)

Você que quis, foi livre, voou... (C)
Acreditei em paz, também... (D)
soube esperar:-Você voltou. (C)
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Belo Horizonte, sábado, 26 de julho de 2008.
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1894-SAUDADES DA LUA CHEIA.- Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1894-SAUDADES DA LUA CHEIA.- Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Enquanto dura a lua cheia (A)
com seu luar da cor de prata...(B)
Para ser grande, inteiro, creia (C)
no Calendário, marque a data. (B)

Não mude por vontade alheia, (A)
porque uma nuvem não desata (B)
lágrima para quem chateia, (A)
mas se quiser...conselho acata. (B)

Na minha vida em lua clara (C)
do meu AMOR, eu dei certeza (D)
e liberdade em jóia rara. (C)

Tudo passou! Sem ele ao lado (E)
lua crescente pôs a mesa... (D)
E em nova FASE, eu canto o fado.(E)
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Belo Horizonte, sábado, 26 de julho de 2008.
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1893-SAUDADES DA SOLIDARIEDADE-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1893-SAUDADES DA SOLIDARIEDADE-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª e 8ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Quando criança pude ver (A)
minha mamãe doar amor; (B)
na caridade aos pobres ter (C)
no mandamento ação, louvor: (B)

Paz, alegria a vi colher! (A)
Cooperação tem bom sabor! (B)
Meu pai me fez também saber (A)
que amar ao outro dá calor. (B)

Mestres, doutores, filhos, pais, (C)
aos praticar fiéis lições, (D)
aos desiguais, ações reais, (C)

contribuímos... Paz condiz! (E)
Damos as mãos? Juntar milhões (D)
para ajudar, nos faz feliz. (E)
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Belo Horizonte, sábado, 26 de julho de 2008.
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1892-SAUDADES DO REVEILLON-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 3ª, 6ª e 8ª (OITAVA) sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CEC.

1892-SAUDADES DO REVEILLON-Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 3ª, 6ª e 8ª (OITAVA) sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CEC.

Por Sílvia Araújo Motta

Trinta e um de dezembro, viva! (A)
Meia noite traz nova vida. (B)
Tratos feitos, conversa ativa, (C)
no Ano Novo? Já fui traída! (B)

A rival dançou bem altiva, (A)
Sorridente...Não vi saída! (B)
Ir embora, porque motiva (A)
triste pranto vê dor caída! (B)

Despedida! Foguetes? Não! (C)
Gota d´água apagou a luz! (D)
Desamor passou: contra-mão... (C)

Serpentinas no meu cordão! (C)
Triste samba dancei com outro: (E)
Novo amor me inspirou canção. (C)
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Belo Horizonte, sexta-feira, 25 de julho de 2008.
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VOCÊ SABIA?

1-Na métrica espanhola, o octossílabo é o que denominamos de “heptassílabo” na poesia de língua portuguesa. Todo poeta sabe disso .

2- Antes de Alberto da Cunha Melo, poeta o quarteto octossilábico em verso branco não é conhecido ou é um fenômeno tão raro quanto o aparecimento de um verdadeiro poeta. Pois não é difícil fazer verso. Difícil é “fazer” poesia.

3-Alberto da Cunha Melo operou uma revolução na poesia brasileira do século XX, em relação ao quarteto octossilábico, tão importante quanto a utilização do decassílabo branco no século XVIII por Basílio da Gama, ao escrever o Uraguai.

4- Os versos (octossílabos/heptassílabos) foram muito usados pelos trovadores galego-portugueses, sobretudo nas Cantigas de Amor, segundo esquema rimático , com rima cruzada, organizadas em seis quadras.

5- Com alguma freqüência, o ritmo binário aparece relacionado com o recurso ao TRANSPORTE, chamado de cavalgamento ou “enjambement” que “alonga” os versos.
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1891-SAUDADE DOS ESPELHOS DAS PAREDES E DO TETO -Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CD

1891-SAUDADE DOS ESPELHOS DAS PAREDES E DO TETO -Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,ECE.

Por Sílvia Araújo Motta

Queria que a mocidade, (A)
meu espelho conservasse, (B)
minha imagem na cidade, (A)
que mostrava a feliz face. (B)

O espelho de cada idade (A)
reflete aos olhos o enlace (B)
do sonho ou da realidade (A)
e exige que tudo passe... (B)

Não guardo espelho quebrado, (C)
e por ser superstição, (D)
nem “amor” desesperado... (C)

Como foi bom vê-lo quieto, (E)
quando acordava ao seu lado (C)
e via espelhos no teto. (E)
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Belo Horizonte,sexta-feira, 25 de julho de 2008.

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1890-SAUDADE SEM SOLUÇÃO -Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

1890-SAUDADE SEM SOLUÇÃO -Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

Por Sílvia Araújo Motta

É melhor o velho vinho, (A)
se guardado em tonel certo... (B)
É ruim ficar no “ninho” (A)
se o velho amor, hoje é incerto. (B)

Já não tenho mais carinho, (A)
trago o coração aberto: (B)
pois saiu do meu caminho, (A)
tenho o esquecimento alerto. (B)

Com tristeza desmedida (C)
transformo o choro em canção, (D)
desde o dia da partida. (C)

É bem difícil a questão (C)
no vestibular a vida (D)
saudade sem solução. (C)
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Belo Horizonte,sexta-feira, 25 de julho de 2008.

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1889-SAUDADES DA PROEZA NO MÊS DE MAIO DE 1957. -Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CD

1889-SAUDADES DA PROEZA NO MÊS DE MAIO DE 1957. -Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

Por Sílvia Araújo Motta

Em maio, durante a festa, (A)
na barraquinha da Igreja, (B)
com vestimenta “modesta (A)
de anjo” namorei, ou seja: (B)

Lembrar apenas, me resta, (A)
em qualquer lugar que esteja: (B)
criança, aprontei mais esta (A)
proeza... até com cerveja. (B)

Após a “Coroação” (C)
com nove anos, nós, anjinhos, (D)
com luvas, asas, coroa... (C)

Fomos à programação (C)
juntamos os trocadinhos... (D)
tomamos “bebida” boa. (C)
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Belo Horizonte,quinta-feira, 24 de julho de 2008.

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1888-SAUDADE SEM ESPERANÇA-Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1888-SAUDADE SEM ESPERANÇA-Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Vivemos juntos a aliança (A)
de um perfeito casamento, (B)
mas nasceu outra criança (A)
só da amante...Não agüento! (B)

Autocrítica me alcança, (A)
bom senso, no pensamento: (B)
-Saudade sem esperança, (A)
já não permite lamento. (B)

Diante da desilusão (C)
que sofri “naquela festa” (D)
não encontro solução! (C)

Vou viver sem meu amor, (E)
porque agora só me resta, (D)
esperar passar a dor. (E)
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Belo Horizonte,quinta-feira, 24 de julho de 2008.

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1887-SAUDADES EM QUATRO ESTAÇÕES-Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

1887-SAUDADES EM QUATRO ESTAÇÕES-Soneto HEPTASSÍLABO do Verso Trovador/Tradicional Sonoro na 7ª (SÉTIMA) sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

Por Sílvia Araújo Motta

Em toda estação revoltas... (A)
Quando chega a Primavera, (B)
as pétalas voam soltas (A)
de cada fruto da espera... (B)

O mundo dá tantas voltas, (A)
é pontual numa esfera; (B)
No verão não tem escoltas, (A)
traz saudades da galera... (B)

Outono do Amor? Saudade: (C)
Dos prazeres, da delícias... (D)
Mas trouse infidelidade. (C)

Inverno? Infelicidade: (C)
só por falta das carícias, (D)
lágrimas, com intensidade. (C)
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Belo Horizonte,quinta-feira, 24 de julho de 2008.
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VOCÊ SABIA?

Os versos heptassílabos podem adnitir várias modalidades rítmicas:
"Surgem velas muito além." (1ª, 3ª, 5ª e 7ª)
"Todo o tempo me sobeja." (1ª, 3ª e 7ª)
"Viveria sempre lá." (3ª, 5ª e 7ª)
"De que tudo acontecesse." (3ª e 7ª)
"Tudo o que está para trás." (1ª, 4ª e 7ª)
"O tempo tudo melhora." (2ª, 4ª e 7ª)
"Ou foi ou jamais começa." (2ª, 5ª e 7ª)
"Que se prolonga sem pressa." (4ª e 7ª)

Nota: Estes oito versos heptassílabos foram extraídos do livro Cancioneiro, de Cabral do Nascimento que
nasceu: 22-3-1897, Funchal e faleceu 2-3-1978 em Lisboa.
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1886-SAUDADES DA INFÂNCIA-Soneto Hexassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª (quarta) e na 6ª (sexta) sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

1886-SAUDADES DA INFÂNCIA-Soneto Hexassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª (quarta) e na 6ª (sexta) sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

Por Sílvia Araújo Motta

Um coleguinha Amigo (A)
com DEZ anos de idade (B)
tratou casar comigo, (A)
na Igreja da cidade... (B)

Lembrar disso consigo: (A)
“da pureza e vaidade.” (B)
Meu compromisso sigo: (A)
“lembro a “data” é verdade. (B)

Tudo que não lhe disse (C)
dia da “formatura” (D)
em nossa meninice... (C)

Se, hoje, ele me pedisse (C)
a minha mão futura... (D)
“Daria”... sem chatice.. (C)
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Belo Horizonte,quarta-feira, 23 de julho de 2008.
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1885-SAUDADES DA HONESTIDADE-Soneto Hexassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 6ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDD,CDD.

1885-SAUDADES DA HONESTIDADE-Soneto Hexassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 6ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDD,CDD.

Por Sílvia Araújo Motta

Amadurecimento? (A)
Da lei, a aplicação? (B)
Riqueza, crescimento? (A)
Progresso da Nação? (B)

A crise do lamento (A)
comprova o mensalão! (B)
Crime a todo momento... (A)
Desmoralização! (B)

E o ELEITOR primeiro (C)
faz crítica ao “Cartão “ (D)
e esquece a tal lição... (D)

O povão brasileiro (C)
sofre, com indignação, (D)
por drogas e corrupção. (D)
-
Belo Horizonte, quarta-feira, 23 de julho de 2008.
-
VOCÊ SABIA?

1-Os versos hexassílabos podem ter os acentos obrigatórios na 6a sílaba, juntamente, com uma ou duas das quatro primeiras sílabas:

"I-de-vos!- Na- ver-da-de-
não- que-ro –ser- as-sim.-
A- mi-nha –li-ber-da-de
Vi-ve –den-tro- de- mim.-" (Cabral do Nascimento)

2-Todos os versos de seis sílabas são bons, porque sempre soam bem, porém os melhores são os que se reduzem a três, os metros de duas sílabas. Entretanto, para fugir à monotonia, convém entremearem-se de todos os padrões.
---***---

1833- DANÇA DO CRÉU (HUMOR)-Dez QUADRAS com “Pentassílabos ou Versos de Redondilha menor”

1833- DANÇA DO CRÉU (HUMOR)-Dez QUADRAS com “Pentassílabos ou Versos de Redondilha menor”

Poema humorístico Nº 1833

1-Mulher simpatia
já não é Raimunda,
exibe alegria...
garganta profunda.
-
2-O imenso trazeiro
da carroceria
remexe-se inteiro
com toda ousadia.
-
3-O “CRÉU” é exigente
na “velocidade”
com seu ritmo quente
não importa a idade.
-
4-No passo “primeiro”
vai mais devagar,
compasso certeiro
começa a treinar.
-
5-No “segundo” traço
da velocidade
aperta-se o passo
com sensualidade.
-
6-O “terceiro” passo
ensina a tremer,
frenético laço
faz gente gemer!
-
7-No “quarto” é legal
a aceleração,
no corpo sensual,
cansaço e ação.
-
8-O “quinto” oferece
bela “dançarina”
platéia enlouquece
com “mestra” que ensina.
-
9-No “créu” quem se mexe
só pensa “naquilo”
o quadril remexe
e se perde um quilo...
-
10-No “créu” tudo é festa!
Se é isto ou aquilo,
dançar é o que resta...
Vamos aplaudi-lo.
-
Belo Horizonte, 7 de junho de 2008.
---***---

1884-SAUDADES DO VIRGÍLIO-Soneto Pentassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 5ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

1884-SAUDADES DO VIRGÍLIO-Soneto Pentassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 5ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

Por Sílvia Araújo Motta

Foi de maca, vi-o (A)
pálido, sofrido, (B)
aspecto doentio, (A)
de olhar despedido. (B)

No Hospital, Virgílio (A)
foi bem atendido... (B)
No quarto sombrio (A)
vi o pranto escondido. (B)

A morte enfrentou, (C)
deu-lhe seu calor (D)
e o corpo esfriou. (C)

Sua alma ofertou, (E)
venceu sua dor.... (D)
Saudades deixou. (E)
-
Belo Horizonte, quarta-feira, 23 de julho de 2008.
---***---

1883-SAUDADES DO AMOR SEM VALOR-Soneto Pentassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 5ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1883-SAUDADES DO AMOR SEM VALOR-Soneto Pentassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 5ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Aproximação... (A)
Não sei que senti! (B)
Concretização: (A)
“-Não nego o que vi.” (B)

Articulação: (A)
já não me sorri.... (B)
Tive decepção, (A)
por isso, parti. (B)

Lembranças, apenas,! (C)
vêm na madrugada, (D)
das terríveis cenas. (C)

Eu dei tanto amor... (E)
e não fui amada... (D)
Jóia sem valor! (E)
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Belo Horizonte,terça-feira, 22 de julho de 2008.
---***---

1882-SAUDADES DE NÓS-Soneto Pentassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 5ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,ECE.

1882-SAUDADES DE NÓS-Soneto Pentassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 5ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,ECE.

Por Sílvia Araújo Motta

No sítio florido (A)
cheguei satisfeita (B)
com filhos, marido, (A)
família perfeita. (A)

Coração partido,! (A)
Alerto à suspeita... (B)
Em sexto sentido: (A)
“-Já não sou eleita.” (B)

Vi “brincos” à mesa... (C)
-“Sei que me enganaste!” (D)
Confirmei surpresa! (C)

Falamos a sós: (E)
-“Te amei, com certeza!” (C)
Saudades de nós... (E)
-
Belo Horizonte,terça-feira, 22 de julho de 2008.
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VOCÊ SABIA?

1-Os versos pentassílabos podem apresentar as seguintes cadências:
"Já dormiram todos, (1ª, 3ª e 5ª sílabas)
Pássaros celestes (1ª e 5ª)
me virão cantar (3ª e 5ª)
do lado do mar." (2ª e 5ª) (Cecília Meireles)

1ª 2 3 4 5ª
Pás-sa-ro-da--lu-(a)

1 2ª 3 4 5ª
que-que-res-can--tar,

1 2 3ª 4 5ª
nes-sa-ter--ra--tu-(a)

1 2ª 3 4 5ª
sem-flor-e---sem--mar?

(Cecília Meireles)

2-No verso poético, conta-se apenas até a última sílaba tônica/forte. (Não se trata de divisão de sílaba gramatical.)

3-Versos de cinco sílabas são também chamados de REDONDILHAS MENORES, tomados em relação à redondilha maior, de sete sílabas.


---***---

1881-SAUDADE DO BOM TEMPO-Soneto Tetrassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1881-SAUDADE DO BOM TEMPO-Soneto Tetrassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

José e Maria (A)
tinham carinho, (B)
paz, alegria, (A)
luz no caminho... (A)

Que triste o dia! (A)
Com seu vizinho (B)
“mulher traía (A)
seu maridinho.” (B)

Já não o amava (C)
comprovou o“ato” (D)
e reclamava: (C)

-Frieza traz (E)
briga de fato, (D)
tristeza faz. (E )
-
Belo Horizonte,terça-feira, 22 de julho de 2008.


---***---

1880-SAUDADE É MEDIDA? Soneto Tetrassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,ECE.

1880-SAUDADE É MEDIDA? Soneto Tetrassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,ECE.

Por Sílvia Araújo Motta

A dor que cala (A)
razão domina, (B)
porque não fala (A)
da triste sina... (B)

Cheiro que exala, (A)
olho ilumina, (B)
jarra da sala (A)
lição ensina... (B)

Dor, quanto pesa? (C)
Em que medida? (D)
Só sei que lesa... C)

Do peito à perna (E)
e leva à reza (C)
de vida eterna. (E)
-
Belo Horizonte,segunda-feira, 21 de julho de 2008.

---***---

1879-SAUDADE DA SEREIA-Soneto Tetrassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

1879-SAUDADE DA SEREIA-Soneto Tetrassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª sílaba. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.

Por Sílvia Araújo Motta

A língua da água (A)
que lambe a areia, (B)
reflete a lua, (A)
chega à Sereia. (B)

Ela está nua, (A)
feliz passeia: (B)
e quer ser sua: (A)
beijos semeia. (B)

O rabo acena, (C)
chega pertinho... (D)
O mar encena! (C)

Noite serena (C)
vê seu carinho (D)
numa onda plena. (C)
-
Belo Horizonte,segunda-feira, 21 de julho de 2008.
-
VOCÊ SABIA?
Nas estrofes ABAB, as rimas são entrelaçadas:ABAB-ABAB.

---***---

1878-SAUDADE e ARREPENDIMENTO- Soneto Tetrassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,ECE.

1878-SAUDADE e ARREPENDIMENTO- Soneto Tetrassílabo do Verso Tradicional Sonoro na 4ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,ECE.

Por Sílvia Araújo Motta

Sei que na vida (A)
não fui feliz.... (B)
Arrependida (A)
do que não fiz? (B)

Carta perdida! (A)
Jogo não quis: (B)
prostituída (A)
preço condiz... (B)

Ser Madalena? (C)
É ter maldade (D)
vida que encena. (C)

O outro traído? (E)
Não vale a pena, (C)
elo partido. (E)
-
Belo Horizonte,segunda-feira, 21 de julho de 2008.
-
VOCÊ SABIA?

Os versos tetrassílabos têm, mais freqüentemente, os acentos tônicos na 2ª e 4ª sílabas e, menos vezes, na 1ª e 4ª sílabas ou apenas na 4ª sílaba:

“Lá no horizonte,
Dourando a fonte,
E o prado e o monte
E o céu e o mar;
E um manto belo
De vivas cores
Adorna as flores,
Que entre verdores
Se vêm brilhar.”
(Gonçalves Dias)

---***---

1877-SAUDADE LACRIMOSA- Soneto Trissílabo do Verso exdrúxulo/proparoxítono Sonoro na 3ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDD,EEE.

1877-SAUDADE LACRIMOSA- Soneto Trissílabo do Verso exdrúxulo/proparoxítono Sonoro na 3ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDD,EEE.

Por Sílvia Araújo Motta

Toda lágrima (A)
vem vitima, (B)
dor diafrágma. (A)
Qualquer vítima (B)

sofre na alma... (A)
Falta enzima! (B)
Sem ter calma (A)
grita em rima: (B)

-Nós dispúnhamos (C)
do amor louco (D)
que hoje é pouco, (C)

sem pepsina, (E)
sem tripsina e (E)
quimopsina. (E)
-
Belo Horizonte,segunda-feira,21 de julho de 2008
-
VOCÊ SABIA?

1-Os versos trissílabos requerem o acento predominante na 3ª sílaba, podendo, no entanto, apresentar um acento secundário na 1ª sílaba.

2-As PROPAROXÍTONAS (ou ESDRÚXULAS EM PORTUGAL) devem ser acentuadas, cujo acento tônico (intensidade de pronúncia) recai sobre a antepenúltima sílaba.

3-As proparoxítonas constituem sensível minoria em português, como pêssego, lâmpada, fenômeno, límpido, ácido, tíquete, revólveres, déficit, êxito, estereótipo, rubéola, fac-símile, debênture.

4-A importância do acento - agudo ou circunflexo - para informar a pronúncia correta pode ser vista nos pares que exemplificam:pacifica/pacífica;critica / crítica;publico/ público;exercito/ exército de brinquedo;pratica / prática;interprete / intérprete;duvida / dúvida;habito / hábito;vitima /vítima; analises / análises; calculo / cálculo;digito/ dígito;tremula / trêmula; trafego /tráfego mais pesado;liquida /líquida;animo/ânimo.

5-O verso esdrúxulo, que não existe na métrica francesa (porque a lingua francesa não possui palavras esdrúxulas/proparoxítonas) é freqüentemente empregado na métrica portuguesa, assim como na italiana e na espanhola.

---***---

1876-SAUDADE E ACUSAÇÃO- Soneto Trissílabo do Verso Sonoro na 3ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1876-SAUDADE E ACUSAÇÃO- Soneto Trissílabo do Verso Sonoro na 3ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Orquestração (A)
desafinada, (B)
dizimação (A)
injustiçada. (B)

Indignação (A)
atormentada. (B)
Acusação (A)
antecipada. (B)

Emudecido (C)
afastamento, (D)
controvertido. (C)

Desavisado, (E)
julgamento (D)
entristecido. (E)
-
Belo Horizonte,segunda-feira,21 de julho de 2008
-
VOCÊ SABIA?

1-Os versos trissílabos requerem o acento predominante na 3ª sílaba, podendo, no entanto, apresentar um acento secundário na 1ª sílaba.

2-As PROPAROXÍTONAS (ou ESDRÚXULAS EM PORTUGAL) devem ser acentuadas, cujo acento tônico (intensidade de pronúncia) recai sobre a antepenúltima sílaba.

3-As proparoxítonas constituem sensível minoria em português, como pêssego, lâmpada, fenômeno, límpido, ácido, tíquete, revólveres, déficit, êxito, estereótipo, rubéola, fac-símile, debênture.

4-A importância do acento - agudo ou circunflexo - para informar a pronúncia correta pode ser vista nos pares que exemplificam:pacifica/pacífica;critica / crítica;publico/ público;exercito/ exército de brinquedo;pratica / prática;interprete / intérprete;duvida / dúvida;habito / hábito;vitima /vítima; analises / análises; calculo / cálculo;digito/ dígito;tremula / trêmula; trafego /tráfego mais pesado;liquida /líquida;animo/ânimo.

5-O verso esdrúxulo, que não existe na métrica francesa (porque a lingua francesa não possui palavras esdrúxulas/proparoxítonas) é freqüentemente empregado na métrica portuguesa, assim como na italiana e na espanhola.

---***---

1875-SAUDADE COM FÉ É MENOS TRISTE- Soneto Trissílabo do Verso Sonoro na 3ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1875-SAUDADE COM FÉ É MENOS TRISTE- Soneto Trissílabo do Verso Sonoro na 3ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Trovador (A)
é um artista, (B)
faz a dor (B)
ser alquimista. (B)

Põe calor (A)
humanista... (B)
Sem rancor (A)
é altruísta. (B)

Sofre, canta (C)
em desatino, (D)
verso encanta... (C)

A Fé existe: (E)
faz seu hino (D)
menos triste. (E)
-
Belo Horizonte,segunda-feira,21 de julho de 2008.
-
VOCÊ SABIA?

Os versos trissílabos requerem o acento predominante na 3ª sílaba, podendo, no entanto, apresentar um acento secundário na 1ª sílaba.

---***---

1874-O PINCEL DA SAUDADE- Soneto Trissílabo do Verso Sonoro na 3ª sílaba.Rimado: ABAB,ABAB,CDC,DED.

1874-O PINCEL DA SAUDADE- Soneto Trissílabo do Verso Sonoro na 3ª sílaba.Rimado: ABAB,ABAB,CDC,DED.

Por Sílvia Araújo Motta

O pincel (A)
da Saudade (B)
cor de mel (A)
da amizade, (B)

não tem fel! (A)
Na verdade (B)
traz o anel (A)
da lealdade. (B)

Pinta estrelas... (C)
Duas mãos, (D)
podem tê-las... (C)

Cidadãos, (D)
na moldura: (E)
dois irmãos. (D)
-
Belo Horizonte,sábado,19 de julho de 2008.
-
VOCÊ SABIA?

Os versos trissílabos requerem o acento predominante na 3ª sílaba, podendo, no entanto, apresentar um acento secundário na 1ª sílaba.

---***---

1873-SAUDADE DOLORIDA- Soneto Trissílabo do Verso Sonoro na 3ª sílaba.Rimado: ABAB,ABAB,CDC,DED.

1873-SAUDADE DOLORIDA- Soneto Trissílabo do Verso Sonoro na 3ª sílaba.Rimado: ABAB,ABAB,CDC,DED.

Por Sílvia Araújo Motta

Convivência (A)
pactuada, (B)
exigência (A)
desalmada. (B)

Aparência (A)
mascarada, (B)
conseqüência (A)
revelada (B)

recrimina (C)
despedida, (D)
desafina (C)

desmedida (D)
decepção, (F)
dolorida. (D)
-
Belo Horizonte,sábado,19 de julho de 2008.
-
VOCÊ SABIA?

Os versos trissílabos requerem o acento predominante na 3ª sílaba, podendo, no entanto, apresentar um acento secundário na 1ª sílaba:

"Vem a aurora
Pressurosa,
Cor-de-rosa,
Que se cora
De carmim."
(Gonçalves Dias)

-

1872-SAUDADE DA PRESENÇA- Soneto Dissílabo Tradicional do Verso Sonoro na 2ª sílaba.Rimado: ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1872-SAUDADE DA PRESENÇA- Soneto Dissílabo Tradicional do Verso Sonoro na 2ª sílaba.Rimado: ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Vivia (A)
presente, (B)
sorria. (A)
Eu via: (B)

Amante (A)
mentia, (B)
bastante (A)
vazia... (B)

Passado (C)
dá dó. (D)
Calado, (C)

desfaço (E)
o nó (D)
dou laço. (E)
-
Belo Horizonte,sábado, 19 de julho de 2008.

---***---

1871-SAUDADE DOLORIDA POR UM GALO NA TESTA - Soneto Monossílabo Tradicional/Grave do Verso Sonoro na 1ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,EFE Por Sílvia

1871-SAUDADE DOLORIDA POR UM GALO NA TESTA - Soneto Monossílabo Tradicional/Grave do Verso Sonoro na 1ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,EFE

Por Sílvia Araújo Motta

Amo, (A)
falo! (B)
Clamo, (A)
calo. (B)

Gemo: (A)
“galo.” (B)
Tremo: (A)
dá-lo. (B)

Tudo (C)
fica (D)
mudo (C)

Sinto! (E)
Choro (F)
muito! (E)
-
Belo Horizonte,sexta-feira, 18 de julho de 2008.
-
---***---

VOCÊ SABIA?

1-O poeta CASSIANO RICARDO (C. R. Leite), jornalista e ensaísta, nasceu em São José dos Campos, SP, em 26 de julho de 1895, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 14 de janeiro de 1974. Eleito em 9 de setembro de 1937 para a Cadeira n. 31, na sucessão de Paulo Setúbal, foi recebido em 28 de dezembro de 1937 pelo acadêmico Guilherme de Almeida.

SERENATA SINTÉTICA

Rua
torta.

Lua
morta.

Tua
porta.

(Cassiano Ricardo)

2-Os vocábulos em LÍNGUA PORTUGUESA na sua maioria são GRAVES; por isso, são os versos graves mais numerosos, em todos os generos da nossa poesia.

3-Os versos AGUDOS não soam com tanta suavidade como os graves; é sempre monótona, uma composição poética, que constem somente versos agudos, mas são aceitáveis em composições de gênero burlesco, humorístico ou satírico.

--***---

1870-SAUDADE SERESTEIRA-Soneto Dissílabo Grave/Oxítono Tradicional Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE

1870-SAUDADE SERESTEIRA-Soneto Dissílabo Grave/Oxítono Tradicional Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE

Por Sílvia Araújo Motta

Naquela (A)
seresta, (B)
janela (A)
modesta! (B)

Fazê-la (A)
detesta! (B)
Revê-la (A)
molesta. (B)

História, (C)
Tristeza, (D)
Memória: (C)

Verdade, (E)
certeza, (D)
saudade. (E)
-
Belo Horizonte,sexta-feira, 18 de julho de 2008.
-
VOCÊ SABIA?

O poeta Ruy Esteves RIBEIRO de Almeida COUTO, jornalista, magistrado, diplomata, poeta, contista e romancista, nasceu em Santos, SP, em 12 de março de 1898, e faleceu em Paris, França, em 30 de maio de 1963 que foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1934, escreveu o famoso poema “O Poeta e a Lua". Veja alguns versos excertos dos seus versos dissílabos:

"Ao trote
Do baio,
Que doce
Lembrança...
O rosto
Da moça
Que mora
Na serra,
No rancho
De palha!”
[...]
“Na sombra
Da noite
Dois olhos
Espiam
Perdidos
Na moita.”
[...]

(RIBEIRO COUTO)


---***---

1869-SAUDADE PRETÉRITA -Soneto Dissílabo Agudo/Oxítono Tradicional Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC

1869-SAUDADE PRETÉRITA -Soneto Dissílabo Agudo/Oxítono Tradicional Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC

Por Sílvia Araújo Motta

Amou (A)
sorriu, (B)
beijou! (A)
Traiu ? (B)

Chorou! (A)
Partiu? (B)
Chamou...(A)
Caiu. (B)

Sofreu... (C)
Ação, (D)
doeu... (C)

Gemeu! (C)
Paixão (D)
morreu. (C)
-
Belo Horizonte,sexta-feira, 18 de julho de 2008.
-
VOCÊ SABIA?
1-Os versos dissílabos, pouco freqüentes,
têm o acento tônico na 2ª sílaba.

2-O poeta romântico Gonçalves Dias, que nasceu:10-Ago-1823 e faleceu:3-Nov-1864, em “A Tempestade”, deu provas de sua grande virtuosidade no manuseio do metro poético.Iniciou e terminou seu inconfundível e criativo poema, com versos dissílabos:

“Um raio
Fulgura
No espaço
Esparso
De luz;
E trêmulo
E puro
Se aviva
S’esquiva
Rutila
Seduz!”
[...]
“A folha
Luzente
Do orvalho
Nitente
A gota
Retrai:
Vacila,
Palpita;
Mais grossa
Hesita
E treme
E cai.”
---***---

1868-SAUDADE INFINITIVA –Soneto Dissílabo Agudo/Oxítono Tradicional Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC

1868-SAUDADE INFINITIVA –Soneto Dissílabo Agudo/Oxítono Tradicional Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC

Por Sílvia Araújo Motta

Amar, (A)
sorrir, (B)
beijar! (A)
Trair ? (B)

Chorar! (A)
Partir? (B)
Chamar...(A)
Cair. (B)

Querer (C)
ação, (D)
prazer... (C)

Fazer (C)
paixão (D)
sofrer. (C)
-
Belo Horizonte,quinta-feira, 17 de julho de 2008.

---***---

VOCÊ SABIA?

1-Os versos de uma sílaba iniciam com a sílaba acentuada,
não existindo nenhuma outra antes dela.

2-Nos versos de DUAS SÍLABAS, apenas existe uma SÍLABA
ANTES da sílaba TÔNICA.

3- Os VERSOS podem ser:
AGUDOS/ OXÍTONOS-Quando as palavras usadas na RIMA são agudas.
GRAVES- Quando as palavras usadas na RIMA são graves.
EXDRÚXULOS- Quando as palavras usadas na RIMA
são exdrúxulas que apresentam maior grau de dificuldade.

4-Uma palavra proparoxítona (Esdrúxula em Portugal) é um vocábulo cuja antepenúltima sílaba é a sílaba tônica. Também são chamadas de palavras esdrúxulas.
Nas regras da acentuação, todas as palavras proparoxítonas não pronominalizadas são acentuadas.
Exemplos:
Árvore-(ar) vo re
Lágrima-(lá) gri ma
lâmpada – (lâm) pa da
ácaro – (á) ca ro
informática - in for (má) ti ca
relâmpago - re (lâm) pa go
último – (úl) ti mo
ética – (é) ti ca
rápido – (rá) pi do
gramática - gra (má) ti ca
sábado- (sá) bado

---***---

1867-SAUDADE DO PÃO À MÃO –Soneto monossílabo do Verso Sonoro na 1ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE

1867-SAUDADE DO PÃO À MÃO –Soneto monossílabo do Verso Sonoro na 1ª sílaba.Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE

Por Sílvia Araújo Motta

Come? (A)
Tem (B)
Fome? (A)
Vem, (B)

chame (A)
quem (B)
ame, (A)
sem (B)

dor... (C)
Pede (D)
por (C)

pão... (E)
Cede (D)
mão. (E)
-
Belo Horizonte,quinta-feira, 17 de julho de 2008.

---***---

VOCÊ SABIA?

1-Os versos de uma sílaba são de uso RARO.Geralmente aparecem combinados com outros maiores para obtenção de certos efeitos sonoros . Os versos monossílabos, MUITO RAROS, têm um só acento tônico ou predominante:

2-O poeta CASSIANO RICARDO
Escreveu estes poemas monossílabos:
"Pingo
dágua,
pinga,
bate
tua
mágoa!"

"Quem
não
tem
seu
bem
que
não
vem?
Ou
vem
mas
em
vão?
Quem?"
(Cassiano Ricardo)
3-Outros exemplos de posicionamento de rimas nos TERCETOS são CDE/CDE; CDE/EDC E TAMBÉM
CCE/DDE; CAC/DAD; CEC/DED; CDC/EDE...

Escolha o que achar melhor para
o seu SONETO de métricas e de rimas,
encontradas na quase totalidade
dos SONETOS CLÁSSICOS.

Há sonetistas modernos,
entretanto, que aboliram esses conceitos,
usando versos brancos (sem rima)
em suas composições.O poeta
MARTINS FONTES escreveu
O SONETO MONOSSÍLABO
onde cada verso tem uma sílaba apenas.

4-Gosto da simplicidade dos monossílabos!
Na grandeza do MUNDO POETA ponho a SAUDADE em pequenos frascos monossílabos.

5- As rimas ABAB são entrelaçadas.

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443-VER PARA CRER (Ter Fé) -Sonetilho monossílabo

Por Sílvia Araújo Motta
Sonetilho monossílabo


Quem (Aquele que) (Rima A)
crer (acreditar) (Rima B)
vem (Rima A)
ler. (a Bíblia) (Rima B)

Quem (Aquele que) (Rima A)
ler (Rima B)
vem (Rima A)
ter.(fé) (Rima B)

Sem (Rima A)
ter(fé) (Rima B)
vem! (Rima A)

Crê (Rima C)
quem (Rima A)
vê. (Rima C)(Tomé precisou ver para crer)

Belo Horizonte, 16 de abril de 2006.

SAUDADE TRAZ DOR SEM COR –Soneto tradicional monossilábico Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC Nº 1866

1866-SAUDADE TRAZ DOR SEM COR –Soneto tradicional monossilábico Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC Nº 1866

Por Sílvia Araújo Motta

Em(A)
dor(B)
tem(A)
cor?(B)

Não(A)
tem(B)
não,(A)
bem.(B)

Traz(C)
ai, (D)
mas...(C)

Paz(C)
sai:(D)
A...Z.(C)
-
Belo Horizonte,quarta-feira, 16 de julho de 2008.


VOCÊ SABIA?
VERSO IAMBO:
Em homenagem aos Pés Iambos, a poesia satírica francesa criou tal verso, que consiste em combinar Jâmbicos de 12 (6 pés) com outros de 8 (4 pés) sílabas.
No passar dos anos, a lógica relação entre a Métrica e o Ritmo vistos no Classicismo acabou fornecendo uma evolutiva escala padrão dos versos, que passaram a ter nomes próprios.
À primeira vista, tais nomes mereceriam pouco destaque, já que o estudo até agora permitiria uma boa análise poética das composições. Ocorre que Chico, a exemplo do que usou fazer com os versos Manco e Branco, também o fez com os nomes próprios para embutir os seus “recadinhos específicos”.

São eles:
MONOSSÍLABO E DISSÍLABO - Possuindo respectivas uma e duas sílabas, são usados com pouca freqüência, pois visam, na maioria das vezes, apenas a obter efeitos sonoros, quando combinados com versos longos:
Foi
O chefe mais amado da nação


Pois é
Fica-o dito-e redito por não dito
---***---

1865-SAUDADE AO PAI NO LAR SEM BAR –Soneto tradicional monossilábico Rimado ABAB,ABAB,CAC,DAD Por Sílvia Araújo Motta Sem(A) Pai(B) Tem(A) ai...(B)

1865-SAUDADE AO PAI NO LAR SEM BAR –Soneto tradicional monossilábico Rimado ABAB,ABAB,CAC,DAD

Por Sílvia Araújo Motta

Sem(A)
Pai(B)
Tem(A)
ai...(B)

Quem(A)
sai...(B)
bem(A)
vai?(B)

Não(C)
Em(A)
vão...(C)

Lar?(D)
Sem(A)
bar.(D)
-
Belo Horizonte,quarta-feira, 16 de julho de 2008.

Nota:
Os versos de uma sílaba
são de uso raro.
Geralmente aparecem combinados com
outros maiores para obtenção de certos
efeitos sonoros .
O poeta Cassiano Ricardo
deixou-nos alguns poemas monossílabos.
Gosto da simplicidade dos monossílabos.
Na grandeza do MUNDO POETA
ponho a SAUDADE
em pequenos frascos
monossílabos.

Outros exemplos de posicionamento
de rimas nos tercetos são cde cde,
um dos mais famosos,
CDE EDC E TAMBÉM
CCE DDE CAC,DAD...

Escolha o que achar melhor para
o seu SONETO de métricas e de rimas,
encontradas na quase totalidade
dos SONETOS CLÁSSICOS.

Há sonetistas modernos,
entretanto, que aboliram esses conceitos,
usando versos brancos (sem rima)
em suas composições.O poeta
Martins Fontes escreveu
O SONETO MONOSSÍLABO
onde cada verso tem uma sílaba apenas.

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2-As rimas ABAB são entrelaçadas.

SAUDADE em seis acrósticos com “Versos trovadores heptassílabos”

SAUDADE em seis acrósticos com “Versos trovadores heptassílabos”

Acrósticos filosóficos: Nº 1862
Por Sílvia Araújo Motta

01-SAUDADE

S-Saudade é pranto invisível:
A-Ao visitar a consciência,
U-Uma dor insuportável
D-Deixa amarga experiência!
A-Ausência do ser amado
D-Deseja a marca palpável
E-E um calor humano ao lado.
-

02 : SAUDADE

S-Saudade tenho da dor
A-Ao perfume de costume...
U-Uma brisa a sussurrar
D-Deixando o frio da dor,
A-Hoje faz a flor murchar,
D-Decepcionada, sem cor
E-E que já não é molhada.
-
03 : SAUDADE

S-Saudade, peço-te agora,
A-Ajoelhada a chora:
U-Última vez:-Vai-te embora,
D-Deste meu peito cansado.
A-Afaste o fado a cantar...
D-Deixe-o com frio, lá fora
E-E o destino realizado.
-
0 4: SAUDADE

S-Saudade é gota caída
A-A provocar meu lamento.
U-Uma lágrima sentida
D-Deseja em meu pensamento
A-Afogar mágoas no pranto...
D-De tanto sofrer na vida
E-Eu sinto meu passo lento.
-
05 : SAUDADE

S-Saudade, como esquecer,
A-Aquele lençol de linho...
U-Uma noite de prazer,
D-De carícias e carinho?
A-A flor da dor fez nascer
D-Despedida em meu caminho
E-E perfuma meu viver.
-
06 : SAUDADE

S-Saudade, não sei porquê
A-As lágrimas já não param
U-Um minuto de nascer
D-Dos olhos rasos que entornam
A-Até chegarem em meus lábios!
D-Desejaria adoçá-las...
E-Estão salgadas, demais!

07: SAUDADE

S-Saudade é aquele fantasma
A-A assombrar-me a cada dia...
U-Um rondante, bem atuante,
D-Depositante perfeito
A-Ao cobrar juros...da ausência
D-Desfaz meu sonho do peito
E-E traz o pranto ao meu leito.
-
0 8: SAUDADE

S-Saudade esteve em meu peito!
A-Agora, fiz sua mala!
U-Uma mudança de leito
D-Destinou-se a chamá-la...
A-Até a dor foi embora!
D-Do samba desafinado
E-Eu fiz meu Hino ao Amor.
-
09: SAUDADE

S-Surpresa! Mandei-te embora,
A-Arrependida fiquei...
U-Uma descoberta agora,
D-Diz-me sobre o quanto errei:
A-A nossa felicidade
D-De minhas mãos eu soltei...
E-Enviaste-me a Saudade.
-

10 : SAUDADE

S-Saudade, acabo de crer:
A-“Ausência não pode ter
U-Um tempo longo demais...
D-Dor cansa-se ao perceber
A-A troca sempre possível...
D-Descobre a simples verdade
E-E despede do impossível.
-
Belo Horizonte, 13 de julho de 2008.

http://recantodasletras.uol.com.br/acrosticos/1078725

---***---

PRIMEIROS TROVADORES IMORTAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA: NACIONAIS E INTERNACIONAIS/// DA IDADE MÉDIA AO SÉCULO XXI, em 70 Letras do nosso Alfabeto.

PRIMEIROS TROVADORES IMORTAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA: NACIONAIS E INTERNACIONAIS/// DA IDADE MÉDIA AO SÉCULO XXI, em 70 Letras do nosso Alfabeto.

Acróstico-histórico Nº 1960
Por Sílvia Araújo Motta

1-P-Primeiros Trovadores nas vozes afinadas dos Jograis
2-R-Revelaram-se cantando versos no sul da França,
3-I-Inicialmente. Depois espalharam-se pela Europa. Há
4-M-Mais de mil anos chegaram à Espanha e afinal
5-E-Em Portugal: o seu mais fértil canteiro imortal;
6-I-Iam aos Palácios para alegrar Reis e Convidados...
7-R-Realizavam Saraus, pondo música nas “Quadras”
8-O-Ou na “Poesia dos Reis” como eram chamadas;
9-S-Serviam delas: Gil Vicente, Camões, Augusto Gil;
-
10-T-Tantos outros: Fernando Pessoa, A.Correia de Oliveira;
11-R-Recebidas das Caravelas,TROVAS chegaram ao Brasil!
12-O-O povo logo passou a declamar as Quadras Populares:
13-V-Vários adeptos, poetas/autores em Língua Portuguesa.
14-A-A TROVA ganhou fama e atravessou todos os mares:
15-D-Digna de estudos especiais, decálogos essenciais!
16-O-O Padre José de Anchieta usou-a na catequização.
17-R-Românticos:Gonçalves Dias, Cassimiro de Abreu, Castro Alves,
18-E-E os Árcades:Cláudio M. da Costa, Alvarenga Peixoto:
19-S-São famosos Inconfidentes e também Tomaz A. Gonzaga.
-
20-I-Inúmeros parnasianos: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira;
21-M-Muitos outros, como o Trovador Vicente de Carvalho.
22-O-Os simbolistas Cruz e Souza, Alphonsus de Guimarães,
23-R-Revelações modernistas, M.Bandeira, Mário de Andrade,
24-T-Também escritas por Carlos Drummond de Andrade...
25-A-A grande expansão da TROVA do Brasil, na verdade,
26-I-Iniciou com a Coletânea:“Meus Irmãos, os Trovadores”
27-S-Seleção de duas mil trovas,organizada por Luiz Otávio/1956.
-
28-E-Era Luiz Otávio, o Trovador mais conhecido do Brasil,
29-M-Mas foi Adelmar Tavares que ocupou a Cadeira de Trovador:
-
30-L-Levou este valor para Academia Brasileira de Letras!
31-Í-Inúmeros Trovadores Brasileiros estão consagrados:
32-N-Nos anais: Belmiro Braga, B.Tigre, Lilinha Fernandes.
33-G-Grandiosa na cultura, a Trova foi divulgada no Rádio.
34-U-Um Jornal carioca “O GLOBO” em 1959, divulgou e
35-A-Apoiou I Jogos Florais de Nova Friburgo/R.de Janeiro.
-
36-P-Para Luiz Otávio e J.G. de Araújo Jorge foi a glória.
37-O-O espaço jornalístico cresceu e o nº de Boletins também.
38-R-Ricas Antologias, Regulamentos, Estatuto Nacional
39-T-Trouxeram a consolidação do Maior Movimento Literário
40-U-Único na Literatura Brasileira,que vem da Idade Média.
41-G-Grande Festa premiou I Concurso de TROVAS, em 1960,
42-U-Um tema especial: “Amor” reuniu vencedores imortais:
43-E-Eneida,Antonio Olinto, Jorge Amado, Manuel Bandeira.
44-S-São centenas de Concursos de Trovas Mensais, que HOJE
45-A-Agradam Vencedores e Participantes Internacionais.
-
46-N-Na internete pode-se avaliar a EXTENSÃO da TROVA:
47-A-As festas de Premiação no Brasil, Portugal, Espanha .
48-C-Com alegria duram três dias, após conceituado trabalho,
49-I-Importante das Comissões Julgadoras Internacionais;
50-O-Ostentam Trovas Vencedoras,Menção Honrosa e Especial
51-N-Na entrega de Troféus, Medalhas, Diplomas,Homenagens.
52-A-A característica é cultural e não tem prêmio em dinheiro.
53-I-Incontáveis Trovadores participam das Reuniões Mensais.
54-S-São mais de 5 mil sócios na União Brasileira de Trovadores.
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55-E-Em todos os Estados e Municípios há sempre um Trovador.
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56-I-Inaceitável pelos poetas modernos,o “Decálogo Trovador”
57-N-Naturalmente, veio facilitar o trabalho dos “Julgadores”
58-T-Trata-se da apresentação dos critérios básicos, poéticos:
59-E-Ensinam os dez critérios, que atendem a metrificação...
60-R-Rima-se o 1º verso com o 3º e o segundo como o quarto.
61-N-Na concisão é exigido o pensamento completo e musical.
62-A-As TROVAS podem ser: filosóficas, humorísticas,líricas,
63-C-Consideradas escabrosas, não são aceitas nos Concursos.
64-I-Imortal mineira Lucy Sother de Alencar Rocha recebeu
65-O-O Troféu de Magnífica Trovadora, único em B.Horizonte.
66-N-Nos Congressos, Recitais, Oficinas,Sessões de Autógrafo
67-A-A Trova é uma especialidade dentro do gênero POESIA,
68-I-Irradia alegria, união, cultura, comunicação, paz e amor.
69-S-Ser Trovador é ser Poeta, mas nem sempre o Poeta é Trovador.
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70-B-Belo Horizonte/MG/Brasil, 26 de julho de 2008.
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MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EDUCATIVA BRASILEIRA. (Livro Direito & Poesia-Uma Metáfora)

MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EDUCATIVA BRASILEIRA. (Livro Direito & Poesia-Uma Metáfora)

Acróstico-histórico Nº 1781
Por Sílvia Araújo Motta

M-Manifestações literárias brasileiras
A-Aconteceram durante o século XVI
N-Na “Literatura de Informação” altaneira,
I-Iniciada no Quinhentismo anterior,
F-Falada após as Cartas de Pero Vaz de Caminha...
E-E a Literatura Jesuítica religiosa-poética
S-Sinalizada por Padre António Vieira.
T-Tivemos o Barroco que sucedeu o Renascimento
A-Até o final do século XVII que se estendeu
Ç-Com a Prosopopéia de Bento Teixeira.(1601)
Ã-Arcadismo ligado à nossa paisagem local(país)
O-Ostenta a 1ª Geração Literária Brasileira.
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L-Literatura Romântica Oficial no Brasil
I-Iniciada em 1836, na Revista Brasiliense
T-Teve a publicação de “Nictheroy” na França.
E-Entre as três Gerações do Romantismo
R-Revelação do “Indianista”, aos bons índios,
Á-Autores Gonçalves Dias e G. de Magalhães
R-Reconhecida a 2ª Geração com “Mal do Século”
I-Inspiração de Álvares de Azevedo, C. de Abreu;
A-A 3ª Geração imortalizou Castro Alves e T. Barreto.
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E-Evolução literária na Prosa, no Realismo,
D-Depois no Naturalismo, Parnasianismo,
U-Um espaço para o Simbolismo alcançou os
C-Conseqüentes Pré-Modernismo e Modernismo
A-Até as tendências Contemporâneas...
T-Terminada a Semana de Arte Moderna de 1922,
I-Impacto criou a Vertente Lírica e a
V-Vertente Experimental-concreta que chegou
A-Até nossos dias, na poesia do cotidiano.
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Belo Horizonte, 30 de março de 2008.

Fonte:
http://recantodasletras.uol.com.br/acrosticos/921987

http://www.overmundo.com.br/banco/manifestacao-literaria-educativa-brasileira
CONFERIR NO SITE overmundo: silviaraujomotta · Belo Horizonte (MG) · 23/4/2008 22:25 · 136 votos · 16 comentários ·ATÉ 3 DE JULHO DE 2008.