domingo, 20 de fevereiro de 2011

PROJETO VERBICOVISUAL DESDE 1950-POESIA CONCRETA. - //Acróstico-histórico nº 3460 //Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil


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PROJETO VERBICOVISUAL DESDE 1950-POESIA CONCRETA.
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//Acróstico-histórico nº 3460
//Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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-P-Projeto Verbicovisual trouxe inovação,
-R-Representando a Arte Geral da Palavra,
-O-Orientando as formas de expressão de
-J-James Joyce, a partir dos anos cinquenta,
-E-Praticadas por vários Poetas imortais...
-T-Traduzidas nos livros, revistas, jornais,
-O-Ou videotextos, holografia, internete...
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-V-Visualidade e o som na discussão
-E-Ultrapassam o âmbito LITERÁRIO
-R-Reinvenção estética da forma poética,
-B-Buscando o Concretismo da Arte,
-I-Incorporada à forma GEOMÉTRICA,
-C-Com arte sonora e artes PLÁSTICAS,
-O-POEMA-OBJETO, natural, não exige
-V-Valorizar a FORMA literária que
-I-Inclui princípío, meio, sentido e fim.
-S-Sem ter versos, faz decomposições;
-U-Usa neologismos, estrangeirismos...
-A-A explosão vem sonora ou visual,
-L-Ligada à semântica dos vocábulos.
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-P-Prática inicial trouxe nos anos 50:
-O-O famoso Haroldo de Campos,
-E-Experiente Ronaldo de Azevedo,
-S-Sábio José Lino Grunewald,
-I-Inesquecível Décio Pignatari,
-A-Augusto de Campos e outros.
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-C-Concretismo, na fase literária
-O-Ofereceu a Revista Noigandres
-N-No ano de 1952. Extraordinária!
-C-Contudo, a Comunicação Visual
-R-Revelou-se consolidada, em SP/1956,
-E-Exposição Nacional de Arte Concreta.
-T-Tendo adeptos do concretismo ideal
-A-Até hoje, é recriada a poesia concreta.
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Nota: Expressão Joyceana:
Expressão usada por James Joyce,
o romancista irlandês (1882 - 1941).
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Belo Horizonte, domingo, 20 de fevereiro de 2011,
Dia do Batizado do meu neto Fábio Motta Parreira.

Fontes:
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/poesia-concreta.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_concreta
http://www.poesiaconcreta.com.br/
http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=6769
http://rosabe.sites.uol.com.br/poesiaconcreta.htm

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. 2. ed. São Paulo: Globo, 2003.
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia
concreta: textos críticos e manifestos, 1950-1960. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2006.
CAMPOS, Augusto e Haroldo. Panaroma do Finnegans Wake. São Paulo:
Perspectiva, 1986.
HUXLEY, Michael; WITTS, Noel. The Twentieth-Century Performance Reader. New
York: Routledge, 1996.
POESIA concreta: o projeto verbivocovisual. Belo Horizonte, 2007. Palácio das Artes,
04 a 28 out. 2007. Exposição.
SUPLEMENTO LITERÁRIO. 50º poesia concreta. Belo Horizonte: Secretaria de
Estado de Cultura de Minas Gerais, no. 1294, out. 2006.
TAYLOR, Diana. The archive and the repertoire. Durham: Duke University Press,
2003
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